Segundo o levantamento do Serviço florestal Brasileiro -SFB publicado através do Boletim Informativo de Abril 2021, referentes a dados declarados até 31 de dezembro de 2020, o Brasil alcançou a marca de 7.024.689 de imóveis rurais inscritos no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) através do Cadastro Ambiental Rural, o CAR, onde juntos, totalizam uma área de 539.327.533,1 de hectares.
Esse número total de cadastros refere-se à soma do número de imóveis rurais, dos beneficiários dos Assentamentos da Reforma Agrária e das famílias declaradas nos cadastros de Territórios Tradicionais de Povos e Comunidades Tradicionais.
Criado pela Lei nº 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, e regulamentado pela Instrução Normativa MMA nº 2 de 5 de maio de 2014, o Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente – APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A edição Especial deste Boletim do CAR destaca também de maneira detalhada, o extrato do total de imóveis cadastrados em cada unidade federativa.
O levantamento ainda aponta que os Estados Espirito Santo e Mato Grosso, tiveram uma adesão de 100% ao Programa de Regularização Ambiental – PRA, em relação aos imóveis cadastrados, o que juntos, totalizam, 275.303 imóveis cadastrados com área total de 57.356.858,9 ha.
O Tocantins se destaca por ser o 10º Estado com maior área já cadastrada com 22.919.050,2 de hectares, sendo o 16º com maior número de imóveis inscritos totalizando 140.448 imóveis cadastrados. O Estado ainda ocupa o 25º do país com percentual das áreas cadastradas que aderiram ao PRA- Programa de Regularização Ambiental, com 32,3%.
Segundo o analista de dados e pesquisador do Grupo Esperança Rural, professor DSc. Otávio Luz, “essas informações são de grande importância para a gestão agroambiental e para a implantação de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural em cada Estado. Constitui ainda como uma importante ferramenta para a gestão do desenvolvimento agropecuário do Brasil e estabelece um grande marco e exemplo de gestão agroambiental a serem seguidos por outros países”.
Acesse aqui o Boletim Especial do CAR 2020.