O Projeto Rio Formoso localizado em Formoso do Araguaia – TO, é classificado como o maior projeto de Irrigação de áreas contínuas da América Latina.
Possui uma área total de 27.787 hectares, que funcionam através de um sistema de irrigação tanto por inundação quanto por subirrigação. Se caracteriza pela produção arroz irrigado (inundação) no período chuvoso (outubro a abril) e de soja, milho, feijão e melancia (subirrigação) no período seco (maio a setembro).
Constitui-se como um dos poucos lugares onde é permitido o cultivo da soja em vazio sanitários, conforme explicado no vídeo abaixo.
O projeto apresenta suas dimensões em eixos retilíneos sentidos norte-sul com 40 km e leste-oeste com 16 km. Possui três reservatórios, o Calumbi I, Calumbi II e Taboca que somados, têm uma área inundada em torno de nove mil hectares, e capacidade para armazenarem cerca de 340 milhões de metros cúbicos (m³) de água. O Projeto Rio Formoso entrou em operação em 1981 e as estruturas têm quase 40 anos de idade.
Por: Otávio Luz
Doctor Scientiae em Produção Vegetal